Como escolher o pneu do seu carro

pneu

A escolha do pneu correto para seu carro é muito importante, pois além de você evitar a compra de um pneu inadequado e que deixará o carro com baixo desempenho, previne que a segurança do veículo seja comprometida por conta disso.

Hoje você verá, aqui no blog da Gasnag, algumas dicas valiosas para fazer a escolha certa na hora de trocar os pneus do veículo e também saber qual o tempo certo de trocar os pneus.

 



Qual a hora certa para trocar os pneus?

Muitas pessoas tem dúvidas quanto o tempo certo de trocar os pneus, existem dúvidas quanto a trocar os quatro ou somente dois (dianteiros ou traseiros), bem como se é possível re-vulcanizar ou recauchutar os pneus, o que, já podemos adiamantar, é algo totalmente desaconselhável e pode colocar em risco a vida de quem está no carro.

O ideal é que sejam trocados os quatro pneus, caso estes tenham um desgasto igual, porém, se não for possível, faça pelos menos a troca dos traseiros, pois eles são responsáveis pelo equilíbrio e segurança do carro.

Os pneus possuem um indicador de desgaste, o Tire Wear Indicator (TWI), ele é composto de ressaltos de borracha que ficam dentro dos sulcos dos pneus e indicam quando o pneu está desgastado.

Usar pneus usados também não é recomendável, pois
Ocorre também em que o pneu pode estar mais gasto num dos lados, o que indica um desgaste irregular e que há algo de errado com eles, nessas horas o melhor a se fazer é levar o carro ao mecânico para uma manutenção dos pneus: calibrar, fazer o alinhamento, etc.

Os freios ABS ou motor do seu carro podem ser super potentes, contudo, se os pneus não forem bons não conseguirá um bom desempenho do veículo. No caso dos carros, são 4 pneus que fazem a aderência com o solo, por isso, se um deles estiver desalinhado ou gasto isso irá comprometer o desempenho do seu carro e poderá até mesmo danificar alguma outra peça do veículo.

 

O que são aquelas letras e números do lado do pneu?

Compreender o código que ficam na lateral do pneu é importante para comprar o pneu certo para o seu carro. Sabendo esse código, é possível adquirir o pneu certo para o seu veículo.
Tomemos como exemplo o seguinte código:

195/98 R17 86T

Em alguns casos pode aparecer uma letra antes: P 195/98 R17 86V. Essa letra serve para indicar o tipo de pneu, no caso do P ele indica que o pneu é para carro de passeio. Entretanto, nem sempre os pneus apresentam essa letra, por isso, verifique o manual do proprietário para saber mais.

195 = esse número indica a largura da banda de rodagem em milímetros (parte do pneu que fica em contato com o solo), ou seja, o tamanho do pneu.

80 = altura do pneu em relação a banda de rodagem em porcentagem (80%).

R17 = O R indica que a roda é do tipo radial, caso esse R não conste no código é porque a roda é construída em diagonal. O número 17 no pneu indica o tamanho do aro em polegadas, nesse caso a roda é do aro 17.

86V = Aqui é indicada a capacidade do pneu em carga, ou seja, quanto de peso o pneu suporta (neste caso é até 530kg).

T = simboliza a velocidade máxima que os pneu aguentam, no caso, 190km/h.

 

 

Veja a tabela de índice de cargas abaixo:

tabela de índice de carga do pneu

 

Tabela de índice de velocidade:

Índice de velocidade do pneu

 

 

Os perigos do pneu careca

Muitos dos acidentes de transito estão ligados ao uso de pneus com desgaste, ou pneus carecas e o motorista que rodar com o pneu assim pode ser multado também.
Especialmente dias de chuva, se um pneu estiver com a banda de rodagem desgastada, o motoristas e passageiros correm um grande risco, pois pode acontecer uma aquaplanagem (o pneu perde a aderência com o solo).
Quando o pneu está liso ocorre que a água não passa pelos sulcos, pois os mesmos já estão totalmente consumidos.
Veja uma imagem abaixo:

pneu careca
Os pneus carecas comprometem o desempenho nas frenagens, curvas e também na hora de subir ladeiras com o seu carro.
Uma ótima forma de amenizar os custos na hora de trocar de pneus é fazendo o “rodízio”. Ele consiste na troca entre pneus: tirando os pneus dianteiros e colocando no lugar dos traseiros, ou mesmo trocando apenas um de cada, esse processo prolonga a vida útil dos pneus.



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