Carro mais vendido do Brasil recebeu nota 0 em teste de segurança

O Chevrolet Onix, o carro mais vendido do Brasil desde 2015, recebeu nota zero nos testes de colisão divulgado pelo Latin NCap

SÃO PAULO – O Chevrolet Onix, carro mais vendido do Brasil desde 2015, recebeu nota zero nos testes de colisão divulgado pela Latin NCap, organização independente que avalia a segurança dos veículos.

 

O estudo foi feito pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe e a nota zero é proveniente da análise referente a proteção de ocupantes adultos. Para crianças, o modelo ficou com 3 estrelas.

Os resultados especialmente ruins são a respeito da proteção lateral, de acordo com o relatório. “O Onix mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura”, diz o documento.

O modelo tinha sido testado em colisão frontal em 2014, ganhando três estrelas para a proteção do adulto, mas a nota foi modificada pela entidade nestes testes mais recentes.

“O Onix não contava com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas. Considerando esses resultados de testes, o Onix não passaria os requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95)”, afirma o relatório.

A proteção para o passageiro infantil é aceitável, segundo o relatório. “Contudo, o modelo apenas oferece um cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira, carecendo de ancoragens ISOFIX. A porta traseira direita se abriu no teste, expondo as crianças a maiores riscos”, diz o texto.

Além do Onix, o Kia Rio Sedan também levou nota zero no mesmo teste, e ficou com apenas uma estrela na segurança para crianças. Fabricado na Coreia, o modelo não é vendido no Brasil.

Em nota, a Chevrolet afirma que “cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul”.  A nota acrescenta ainda que a GM compartilha o objetivo de “melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis”.

“A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia”, finaliza a nota. 

Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.

Deixe uma resposta