Amortecedores: como funcionam e qual a hora certa de trocá-los?

funcionamento dos amortecedores

 

Saiba se os amortecedores do carro estão funcionando corretamente e qual a hora certa de trocá-los.

Os amortecedores são peças importantes para a absorção de impactos em terrenos com muitas variações: buracos, pedras, lombadas, pois eles impedem que a carroceria do veículo fique oscilando, o que evita muitos acidentes e também garante o conforto do carro.

Para saber se os amortecedores do carro estão funcionando corretamente na sua suspensão, nós vamos te passar algumas dicas para que você consiga identificar os problemas mais comuns.

 



Entenda como funcionam os amortecedores

Antes de passarmos as dicas para verificar se os amortecedores estão funcionando corretamente, é preciso entender como eles funcionam.

No sistema de suspensão do seu carro os amortecedores são os responsáveis por manter os pneus em contato com o chão, amortecendo os movimentos que as molas realizam, ou seja, fazem com que as molas percam a sua força.

Tomemos como exemplo o seguinte: digamos que seu carro não tenha amortecedor ou o mesmo esteja com problemas, então, se você passar com o carro sobre um buraco ou quebra-molas, por exemplo, o carro irá saltar desequilibrado. As molas da suspensão estariam realizando sua função de absorver os impactos (comprimindo e distendendo), contudo, não haveriam os amortecedores para receber essa energia e dar um corte nela quando já não fosse mais necessária (depois de ter passado pelo quebra-molas ou buraco).

 

Veja a imagem dos amortecedores abaixo:

Como funciona o amortecedor

 

Os amortecedores ficam instalados entre o chassi e as rodas do carro, a parte de cima do amortecedor (haste) fica instalada no chassi do carro enquanto a parte inferior fica instalada no eixo das rodas do veículo.

No ciclo de compressão a “haste” move-se para dentro do “tubo de pressão”, o qual contém óleo hidráulico em seu interior e fica localizado dentro do tubo reserva; na ponta interna da haste está localizado um pistão com vários orifícios que faz com que o óleo passe através dele e consiga se deslocar. Já no ciclo de distensão a haste, juntamente com o pistão, se move em sentido contrário a esse, ou seja, para cima.

Como os orifícios do pistão são pequenos o óleo que passa por ele acaba transitando com uma enorme pressão, e isso faz com que o amortecedor perca sua velocidade e é isso que atenua a energia das molas do carro.

O ciclo da distensão controla o deslocamento do peso do chassi do carro;

O ciclo de compressão controla o deslocamento do peso das rodas do carro;

Confira o vídeo abaixo, onde é mostrado o funcionamento dos amortecedores no sistema de suspensão:

(https://www.youtube.com/watch?v=WvXlif2Vu-Q)
Insira o vídeo, através desse link, no artigo.

 

Em resumo, o que ocorre é que as molas recebem o impacto do terreno e enviam para os amortecedores que, por sua vez, agem na atenuação dessa energia. Quando esse processo não ocorre corretamente é porque os amortecedores estão ruins, veremos isso adiante.

 

Como saber se os amortecedores estão ruins

É importante saber a hora certa de trocar os amortecedores do seu carro, assim você previne os solavancos em ladeiras e evita também por em risco sua vida e a vida de quem está no veículo.

O indicado, ao se trocar os amortecedores quando esses estiverem já danificados, é que sejam substituídas todas peças do kit: coxim, batente, pistões, dentre outras, pois elas também podem estar gastas e isso compromete o desempenho do seu carro.

A primeira coisa que se nota, quando os amortecedores estão ruins, e a falta de estabilidade, em alguns casos também podem ocorrer vazamentos.

Note que ao passar por um local com elevação ou buraco o carro tende a ficar num movimento de balanço, que logo se finaliza em segundos, caso esse movimento persista mesmo depois de já ter passado pela elevação, é sinal de quem há algo de errado com os amortecedores do seu carro. Isso pode ser muito perigoso quando fizer uma curva rápida ou mesmo descer uma ladeira numa estrada com variações no solo.

Outro teste simples é colocar o seu peso sobre o capô do carro e depois soltar (com força) se o veículo balançar por mais de uma vez é hora de levar o veículo para uma manutenção e verificar os amortecedores, como dito anteriormente, a função dos amortecedores é dar estabilidade ao veículo, e nesse caso, ele não o está fazendo.



Um comentário em “Amortecedores: como funcionam e qual a hora certa de trocá-los?

Deixe uma resposta