12 dicas para economizar o combustível do carro

dicas para economizar combustível
Economize até 35% do combustível do seu carro e melhore o seu desempenho com essas
12 dicas, que ainda te ajudarão a prolongar a vida útil do motor.

Segundo site EXAME.com, em 2014, o gasto com combustível estava entre R$ 3.201,00 a
R$ 4.482,00 por ano. A pesquisa teve como base os 20 carros mais vendidos de 2015 (segundo ranking da Fenabre).

As dicas a seguir são simples, mas vão te fazer economizar muito em combustível para o carro.

 




01 – Leve somente o necessário

Muitos motoristas costumam levar cargas extras no porta malas, itens que muitas das vezes fique por lá esquecido e que são desnecessários, e isso influencia para que o carro fique sobrecarregado e, por consequência, não tenha um bom desempenho durante a condução. Por isso, leve somente o indispensável.

 

02 – Frear e acelerar bruscamente

Além de serem coisas perigosas a se fazer, prejudicando a vida útil do motor do seu carro, essa ação faz com que seja consumido mais combustível.

 

03 – Diga não à banguela

Banguela é quando você decide descer a ladeira com o carro em ponto morto, ou seja, sem engatar marcha e usando apenas o freio. Além de você e os demais passageiros estarem correndo um sério risco de acidente, esse ato se traduz numa forma de gastar o combustível do carro (exatamente).

Como os carros de hoje em dia utilizam injeção eletrônica, ao retirar o pé do acelerador e deixar o câmbio do carro em ponto morto (ou acionar a embreagem), continuará a ser injetado o combustível.

 

04 Fique de olho no ar condicionado!

Use o ar condicionado somente quando for realmente necessário, pois ele absorve muita energia e acaba por sobrecarregar o motor, fazendo com que o mesmo consuma mais combustível. Uma dica é, na hora de estacionar, buscar locais mais frescos (com sombra). Isso te ajudará a poupar até 20% do combustível.

 

05 – Pneus do carro devem estar alinhados e calibrados

Certifique-se de que os pneus estão cheios, alinhados, balanceados e calibrados, assim você economiza combustível e evita também muitos outros problemas com seu carro. Por isso é importante levar o veículo para uma inspeção de rotina, para ver se as coisas estão em dia, duas vezes no mês.

 

06 – Dirija com responsabilidade

Especialmente os motoristas apressados e estressados no trânsito, gostam de dirigir agressivamente. Mantenha uma velocidade constante, como dito antes, sem acelerar de forma brusca, basta um toque moderado do pé no acelerador para manter a velocidade estabilizada. Isso te ajudará a economizar bastante combustível.

 

07 – Não se esqueça de trocar a marcha

Troque de marcha no momento correto.  Lembre-se de que a marcha precisa estar de acordo com a rotação do motor do carro (torque). No manual do proprietário constam as informações sobre a velocidade ideal para mudar de marcha, isso te ajuda a economizar um quantidade significativa de combustível.

 

08 – Limpeza do filtro de ar

Fazer a limpeza do filtro de ar é importante para evitar problemas com o motor do carro, pois pode ocorrer do mesmo cortar ou diminuir o envio de ar para o motor do carro, fazendo com que se gaste mais combustível. Existe uma data específica para que seja feita a troca dos filtros.

 

09 – Não use combustível barato

Comprar o combustível mais barato para economizar dinheiro é uma coisa que nem deveria passar pela nossa cabeça. Abasteça seu carro com o combustível indicado no manual do proprietário.

 

10 – Faça seu trajeto com sabedoria

Antes de sair à conduzir seu carro busque por trajetos mais curtos, ou seja, evite fazer as famosas “reviravoltas” quando se pode pegar uma estrada que te fará chegar mais rápido ao seu destino, isso te auxilia muito na hora de economizar combustível. Mas lembre-se de pegar estradas seguras.

 

11 – Deixe o carro em casa

Pode parecer brincadeira, mas não é. Digamos que você vá comprar pão na padaria que fica a uns 200 metros da sua casa, será mesmo que é preciso ir de carro?

Segundo uma matéria da Revista Auto Esporte, andar pouco com o carro é prejudicial para o motor. Silvio Sumioshi diz que as corridas curtas fazem com que o motor não chega na temperatura ideal, fazendo com que a gasolina forme uma camada escura que diminui a refrigeração e reduzindo a vida útil do motor. Então, além de estar economizando gasolina, você estará fazendo algo benéfico para o motor do seu carro.

 

12 – Leia o manual!

Essa é uma das dicas mais simples porém uma das mais importantes. O manual do carro indica as rodas adequadas para serem usadas no seu veículo, o tipo de combustível ideal, informações sobre o motor do carro, dentre outras coisas. Ler o manual te deixa informado e ainda te poupa as muitas idas em mecânicos para realizar manutenções.

Dica Extra

Utilize o combustivel Gnv saiba mais clique aqui




Um comentário em “12 dicas para economizar o combustível do carro

Deixe uma resposta