Suspensão para carro: dicas de manutenção e cuidados


carro-suspensao-manutenção
A suspensão é extremamente importante para o carro, pois garante segurança, estabilidade e boa dirigibilidade ao veículo.

Um suspensão para carro é formada por um conjunto de componentes que envolvem compressor, molas, amortecedores, dentre outras peças. Esses componentes precisam estar funcionando corretamente para que a suspensão do seu carro esteja 100%. Para isso é preciso realizar a manutenção e atentar para alguns cuidados básicos com o seu veículo.





Hoje vamos mandar algumas dicas essenciais para saber quando será necessário fazer o reparo do seu veículo, assim você ajuda a prolongar a vida útil do seu sistema de suspensão especial e ainda mantém o conforto do seu carro.

Suspensão: molas e amortecedores

A suspensão é responsável por absorver as irregularidades do solo e se as molas e amortecedores estão com algum defeito, é possível que haja redução de estabilidade e desconforto na dirigibilidade. Essas duas peças precisam ser revisadas e, possivelmente, substituídas depois de certo uso, para evitar problemas com a suspensão do seu carro.

Por padrão, os amortecedores precisam ser trocados a cada 40 mil quilômetros rodados, existem alguns casos em que veículos passam desse limite e os amortecedores continuam bons, mas isso quem dirá é o mecânico durante a inspeção.

As molas devem ser trocadas sempre que forem adicionados novos amortecedores, não se esqueça disso, pois molas e amortecedores trabalham em conjunto.

Barra estabilizadora e Pino esférico

Ambas peças de ligação. Essas são as responsáveis por dar estabilidade ao carro durante curvas e aceleradas.
Também chamadas de barras anti-giro ou anti-balanço, elas servem para manter o peso do carro na horizontal, fazendo com que o peso seja enviado para um dos lados do carro durante uma curva, evitando assim o capotamento do veículo durante uma curva fechada, por exemplo. Em outras palavras, a barra estabilizadora atua fazendo com que o chassi do carro não gire numa curva.

O pino esférico (conhecido também como pivô de suspensão), faz a ligação entre as peças móveis da suspensão, carroceria e o chassi. Ela dá estabilidade ao carro quando são feitas acelerações e é acionado o freio do veículo.

Assim como as demais peças da suspensão especial, se notar qualquer ruído no pino esférico ou instabilidade e ruídos na barra estabilizadora é hora de fazer a substituição dessas peças.

Bandeja/braço oscilante

Esse componente, que faz parte suspensão, atua dando apoio ao chassi e também a coluna de suspensão, o movimento realizado por ela (com a ajuda de buchas feitas de borracha) e de descida e subida. Quando essa peça está com algum desgaste é possível que ela apresente algum tipo de ruído. É importante que se faça a troca o quanto antes.

Pneus

Evite multas, acidentes no transito e problemas ao dirigir, faça a revisão dos pneus periodicamente e seja mais feliz.

Se os pneus estão apresentando um desgaste fora do comum, é crucial analisar se as peças do sistema de suspensão estão funcionando direito. Quando for fazer o balanceamento e alinhamento dos pneus aproveite para verificar o amortecedor também.

Confira também esse vídeo da Web Motors com algumas dicas de manutenção de veículos, em especial sobre suspensão e pneus:
(https://www.youtube.com/watch?v=LQdhrFiLycI) (inserir vídeo no artigo)

 

Suspensão para carro: cuidados

Separamos algumas dicas importantes para que sua suspensão sempre esteja em perfeito funcionamento e seu carro fique seguro e confortável:
– Evite peso excessivo: bagagens e levar pessoas demais no carro (em lugares que comportam 3 pessoas evite levar 4, 5…).

Não exceda o limite de 10 cm quando fizer o rebaixamento do carro: menos que isso pode acarretar em sérios problemas com a Contran, além de corre o risco de acontecer um acidente.

– Distribua o peso das bagagens corretamente: evite colocar coisas pesadas de um lado ou mesmo maior peso na parte dos fundos. O indicado é colocar as malas e objetos mais pesados na parte central do veículo e evitar colocar objetos espalhados, pois pode acontecer do carro perder a estabilidade durante uma curva, por exemplo.

– Tome cuidado com alguns terrenos: Em estradas de terra e com situação irregular, busque diminuir a velocidade, pois esses solos com muitas variações e buracos danificam os amortecedores, diminuindo a sua vida útil.

Fique atento aos ruídos no seu veículo!

Ao menor sinal de ruído não hesite em levar seu carro para uma visita de vistoria mecânica, muitos acidentes acontecem por conta de pequenos problemas serem negligenciados.

Os ruídos aparecem por conta de algum desgaste de alguma das peças ou mesmo a folga da mesma, ocasionada por excessivas rodagens, por isso é importante realizar visitas periódicas ao mecânico e fazer os devidos reparos, assim sua suspensão vai estar sempre funcionando bem.



2 comentários em “Suspensão para carro: dicas de manutenção e cuidados

Deixe uma resposta