Suspensão a ar: 11 dúvidas respondidas

26 de agosto de 2016 0 Por admin

Kit de Suspensão a ar

 

Reunimos aqui algumas das principais dúvidas de quem quer instalar um kit de suspensão a ar no carro. Confere ai!

 

01 – Como funciona a suspensão a ar?

O sistema de suspensão a ar funciona com o uso de bolsas, quais são postas no lugar das molas do veículo. A suspensão a ar geralmente é acionada por controle remoto pelo motorista. Quando o sistema é acionado as bolsas se enchem para erguer o veículo e seguram esse ar, quando o sistema é acionado novamente elas se esvaziam fazendo o rebaixamento dele.






Veja uma ilustração básica abaixo:

 

como funciona a suspensão a ar

 

02 – As bolsas correm risco de estourarem?

Se o kit de suspensão a ar que você estiver usando for de boa qualidade, não, não existe risco das bolsas estourarem. Mas sempre é bom levar o veículo para uma inspeção de rotina, assim você se certifica de que está tudo ok com seu carro. Em geral, um kit de suspensão a ar pode durar bastante tempo se forem feitas as devidas manutenções.

 

03 – Quais carros podem essa suspensão?

A suspensão a ar pode ser usada em praticamente todos os tipos de carros. Em carros com suspensão

 

04 – Posso rebaixar meu carro usando a suspensão a ar?

Com certeza que Sim. Mas que o rebaixamento seja mais eficaz é recomendado fazer alguns ajustes no veículo, pois o sistema de suspensão tem um limite fixo e que pode variar de carro para carro.

Dá uma olhada nesse vídeo aqui do Auto Esporte mostrando uma picape rebaixada com suspensão a ar:

(https://www.youtube.com/watch?v=aooET8W4Ub8)

 

05 – Para que serve o compressor no kit de suspensão a ar?

Sem o compressor os cilindros não conseguiriam se encher e o motorista teria que fazer isso manualmente. O compressor é acionado pelo pressostato que, em muitos casos, vem no kit de suspensão a ar.

 

 

06 – Posso usar compressor de pneus na minha suspensão a ar?

Muitas pessoa tentam usar compressor de pneu na suspensão, e isso, além de gerar sérios riscos à segurança do veículo, ainda compromete a funcionalidade da sua suspensão. Os compressor para pneus não possuem a mesma pressão que os compressores próprios para suspensão a ar.

 

07 – Quanto custa um kit de suspensão a ar?

O preço de um kit de suspensão a ar varia, pois alguns contem compressor outros não. Caso escolha um kit sem compressor você mesmo terá que encher os cilindros com ar, como já falamos no item “5“.

 

08 – Posso acionar a suspensão com o carro e em movimento?

Sim, você pode estar acionando a suspensão a ar com o carro em movimento, sem problemas.

 

09 – Como é recarregado o ar que a suspensão utiliza?

O modo mais prático e seguro de se carregar o ar utilizado no sistema de suspensão é utilizando um compressor, que geralmente já vem no kit de suspensão a ar.

 

10 – O que vem num kit de suspensão a ar?

Em geral, os kits de suspensão a ar são compostos de amortecedores preparados, bolsas de ar, reservatório de ar, manômetro, mangueira para suspensão a ar, válvulas solenoides e compressor. Em alguns kits de suspensão a ar, como os aqui da Gasnag, também pode vir um controle remoto.

 

11 – Qual a vantagem de usar suspensão a ar?

Se optar por utilizar um sistema de suspensão a ar no seu carro terá muitas vantagens como: não ter que se preocupar mais com lombadas, quebra molas e outras variações, pois poderá subir e descer o sistema de suspensão sempre que for preciso.