Saiba a função de cada filtro do carro e quando trocá-los

filtro do carro_motor

Os filtros são os responsáveis por impedir a entrada de impurezas no motor do carro, evitando problemas com ele e ajudando a prolongar sua vida útil.

No geral existem 3 tipos de filtros: os de ar, os de óleo e os de combustível, e cada um deles atua na proteção do motor do carro contra impurezas. Fora o filtro de ar condicionado (para os veículos que possuem ar condicionado).

Mas, apesar dos filtros serem itens descartáveis e baratos, se o dono do veículo negligenciar os períodos de troca, pode acarretar em sérios danos ao motor do carro e também a outras peças do veículo.

É por isso que o blog da Gasnag vai te dar uma mãozinha, falando a função de cada filtro, a importância de fazer a substituição e qual o momento indicado para isso, assim você aumenta a vida útil do motor do carro e ainda economiza dinheiro. Confira!

 



Filtro de ar

Como o próprio nome já diz, o filtro de ar tem a função de impedir que as impurezas que circulam pelo ar entrem no motor do carro. Ele filtra o ar que entra no motor, permitindo apenas a entrada de que ar limpo na câmara de combustão.

O acúmulo de resíduos no motor do carro, ocasionados pelo uso de filtro de ar velho, pode fazer com que o propulsor realize maior esforço na entrada de ar, o que pode resultar em mais sujeira e podendo também levar o carro a consumir mais combustível, além de diminuir seu desempenho na estrada.

A troca do filtro de ar no tempo certo evita que o motor sofra desgaste e diminua sua vida útil. Eles devem ser substituídos a cada 10 mil quilômetros rodados ou duas vezes por ano, o importante é levá-lo a uma oficina mecânica de confiança e ver como estão os filtros.

 

Filtro de óleo

O filtro de óleo atua na eliminação de resíduos que possam vir a invadir o motor, já que com a fricção, feita pelo cilindro ou do bloco do motor e das partes móveis do carro, são gerados elementos de metal que podem penetrá-lo. O filtro de óleo também elimina as partículas que são geradas pela combustão.

Não fazer a substituição do filtro pode acarretar em danos ao motor, tais como pistão, mancais, anéis de retenção, dentre outras, além de também pode acontecer do motor do carro fundir.

É recomendado que a troca do filtro de óleo seja feita sempre que for fazer a troca de óleo.

 

Filtro de combustível

O filtro de combustível fica instalado entre o motor e o tanque de combustível do carro. A função dele é filtrar o combustível do carro, eliminando possíveis resíduos e partículas que possam se alojar ali (além de também evitar que a água entre), o que pode danificar o sistema de injeção do veículo.

Conforme vá acontecendo um aumento do acúmulo de resíduos no filtro de combustível, o local de passagem do combustível vai ficando mais estreito, com isso, seu carro tende a eliminar maior quantidade de dióxido de carbono (CO2) em sua forma prejudicial ao meio ambiente.

As montadoras recomendam que o filtro de combustível seja trocado a cada 10 mil quilômetros percorridos, para mais informações consulte o manual do proprietário.




Um comentário em “Saiba a função de cada filtro do carro e quando trocá-los

Deixe uma resposta