Barulho na suspensão do carro, o que pode ser?

barulhos-na-suspensao-do-carro

Escuta um barulho na suspensão do carro quando passa por terrenos com variações ou quebra-molas? Cuidado! Alguma peça da suspensão do seu veículo pode ter sido danificada ou já estar gasta.

O “toc toc” ou rangido quando você passa por um solo com pedras, buracos ou quebra-molas pode estar relacionado com a suspensão do carro, alertando que um ou mais peças não estão funcionando bem.

Uma folga nos amortecedores, uma mola com a vida útil esgotada, algum problema na bieleta, tudo isso influencia para que seu carro faça barulho ou rangidos quando passa por quebra-molas ou buracos, por exemplo.

Se uma pequena peça do sistema de suspensão do carro estiver com alguma avaria, isso afetará todas as outras.

Veja o que pode estar causando barulhos na suspensão do seu carro.




Cuidados com a bieleta

Essa peça pode parecer sem valor no sistema de suspensão, mas é importante para a fazer a separação das rodas do carro com a carroceria, evitando esse choque que não seria nada agradável, mas sim muito perigoso.
Se a bieleta estiver danificada ou gasta o carro poderá apresentar rangidos ou estalos, pois ela é o elo de ligação entre a barra estabilizadora e a carroceria do veículo.

 

Bucha da barra estabilizadora

Se as buchas da barra estabilizadoras estiverem gastas, isso pode provocar ruídos como o som de dobradiça enferrujada quando você passar com o carro em algum quebra-molas ou buraco.
Muitos mecânicos costumam condenar os amortecedores, mas na maioria dos casos (se não em quase todos) o problema não é com ele, e você pode estar gastando dinheiro desnecessariamente.

 

O perigo dos pivôs danificados

Se um pivô quebrar ou ficar gasto e não for feita a troca devidamente, isso pode ocasionar um grave acidente. O carro perder sua estabilidade em curvas e os pneus não respondem rapidamente a ação do volante.
Por isso, é recomendado que se vá ao mecânico e faça a manutenção preventiva do veículo, assim você verifica todas as peças da suspensão do carro e evita surpresas nada agradáveis na estrada.

 

 

O barulho que vem dos coxins

Os coxins dos amortecedores também podem ter certa culpa nos barulhos que seu carro faz. Se esta peça estiver quebrada o barulho ocasionado será semelhante ao de duas barras de ferro se chocando.
Outra peça que deve ser analisada é a caixa de direção, pois alguns problemas de barulhos no carro podem ter relação com defeitos nela.

 

Barra estabilizadora com problemas

Essa é uma dos principais peças que que, ao estarem gastas ou quebradas provocam barulhos na suspensão do carro, além de também provocar estabilidade no carro em curvas ou retas.

 

Quando fazer a manutenção da suspensão do carro?

A manutenção preventiva é importante para evitar que seu carro quebre na rua e você tenha que chamar o guincho ou, e isso não seria nada legal se fosse num local desconhecido no meio do nada.
O recomendado é que se faça a manutenção preventiva da suspensão do veículo a cada 10 mil quilômetros percorridos.
Numa manutenção preventiva da suspensão do carro o mecânico irá inspecionar todas as peças que compõe os sistema de suspensão do veículo: bieleta, molas, amortecedores, bandejas, coxins, bolsas (no caso de suspensão a ar), pivôs, rolamento de rodas, caixa de direção, homocinética, barra estabilizadora, buchas, dentre outras peças.

 

Nós fizemos um artigo exclusivamente para te ajudar, nele você terá dicas e cuidados que precisa para que a suspensão do seu carro dure muito mais. Suspensão para carro: dicas de manutenção e cuidados.



Deixe uma resposta