9 peças importantes da suspensão do carro que muitos desconhecem

suspensao-para-carro

As 9 peças da suspensão do carro, que falaremos hoje, são fundamentais para garantir o bom desempenho da suspensão do seu carro, além de proporcionar segurança e conforto aos passageiros e motorista.

Todo motorista, ou aficionado por veículos, sabe que os amortecedores são as peças mais importantes para o kit de suspensão, contudo, esquecem-se de que existem outras que, trabalhando em conjunto, garantem o bom funcionamento de todo o sistema de suspensão.





E muitos problemas com o desempenho do seu carro podem estar relacionados com o mau funcionamento dessas peças, pois, em muitos casos, elas não demonstram que estão danificadas, sendo descobertos somente numa ida ao mecânico para uma “vistoria” da suspensão.

 

01. Batente

No sistema de suspensão do carro, o batente é instalado entre locais de movimento onde não podem haver contato de peça de metal com peça de metal, evitando que as mesmas sejam danificadas.

No geral, os batentes são emborrachados e em formato circular e, mesmo com a sua alta durabilidade, é recomendado que se cheque-os sempre que for trocar ou verificar os amortecedores do carro.

 

02. Molas

As molas são as responsáveis pelo controle da altura do veículo e para absorver os impactos, além de ser importante para manter a estabilidade o carro. As molas são instaladas junto aos amortecedores do carro.

No caso da suspensão a ar, as molas originais do carro são substituídas por quatro bolsas de ar que funcionam com ou sem um compressor.

Os problemas mais comuns com as molas são o desalinhamento do veículo, desgaste anormal dos pneus, carro raspando no asfalto (cuidado com a multa!) e o principal, caro quicando em locais com variações ou vibrando muito.

 

03. Pivô

Item importante para o movimento da roda do carro, o pivô também é fundamental para a sustentação de todo o sistema de suspensão do veículo.

 

04. Bucha

O papel da bucha na suspensão é fazer a ligação da carroceria do veículo aos componentes móveis do kit de suspensão.

 

05. Bandeja

Também conhecida como braço, a bandeja constitui o kit de suspensão do carro e sua função é fazer a ligação do chassi do carro com as rodas utilizando pivôs e buchas. Se essa peça apresentar folgas, torção, empenamento ou algo semelhante deve ser feita a substituição.

 

06. Rolamento de roda

O rolamento de roda constitui-se num grupo de

Quando essa peça apresentar algum ruído, isso indica que já é hora de fazer a manutenção da mesma ou a troca.

Para aumentar a vida útil do rolamento de roda é recomendado que se evite o excesso de carga no veículo.

 

07. Barra estabilizadora

Como o seu nome diz, seu papel na suspensão do carro é manter a estabilidade.

 

08. Bieleta

Outra peça que serve para fazer ligação. No caso da Bieleta, ela faz a ligação entre a carroceria a barra estabilizadora.

 

09. Juntas homocinéticas

Essa peça tem o objetivo de transferir a força (torque) do motor do veículo para as rodas, sempre de forma contínua, ou seja, faz a transferência dos movimentos.

Apesar de terem uma vida útil longa, as juntas homocinéticas precisam ser sempre checadas quando for notado algum problema como ruídos, pois o torque do motor poderá ser interrompido, afetando no desempenho da direção do carro.



Deixe uma resposta