9 dicas para aumentar a vida útil do motor do carro

motor-do-carro_vida-util

 

O motor é o coração do seu carro, e para que ele tenha um ótimo desempenho e maior vida útil, assim como todo carro, é preciso ter alguns cuidados básicos e essenciais.  E é sobre isso que falaremos aqui hoje com essas 9 dicas para aumentar a vida útil do motor do seu carro.

 





01 – Substituição dos filtros

Os filtros do carro são os atuantes da proteção do motor do carro, pois eliminam os elementos indesejados que possa estar invadindo-o. Lembre-se de fazer a substituição, quando for necessário, dos filtros de ar, combustível, óleo, etc. Nós já fizemos uma matéria completa sobre cada filtro e quando é preciso fazer a substituição, veja aqui: Função de cada filtro do carro e quando trocá-los.

 

02 – Não se esqueça de trocar o óleo

As peças do carro precisam de lubrificação para poderem funcionar direito. Como é o caso do motor. É por isso que é importante fazer a troca de óleo regularmente, pois com o tempo ele perder a suas propriedades de viscosidade (é ela que garante que o motor não entre em atrito com as outras peças do carro) e isso contribui para que o motor vá perdendo sua potência (podendo fundir) e beba mais combustível. O nível de óleo do carro deve ser verificado sempre que você for abastecer (mas faça a troca com seu mecânico de confiança). Leia o manual do carro passa saber qual o óleo indicado para o seu veículo.

 

03 – Cuidado com as aceleradas fortes!

Quando você acelera o seu carro de forma brusca, isso faz com que o motor tenha que fazer maior esforço e, por consequência, ocorre um desgaste precoce do motor. Outras coisa que você precisa evitar também é a combinação de aceragens fortes seguidas de frenagens, como um corte rápido, isso é extremamente prejudicial ao motor do veículo. Fora que evitar essas coisas também te ajuda a economizar combustível.

 

04 – Use combustível adequado

Usar combustível de baixa qualidade ou que não seja o indicado para o seu veículo, ajuda a desgastar o motor do carro. O uso de combustível de baixa qualidade, ou mesmo trocar subitamente de tipo de combustível, faz com que os bicos injetores entupam, bem como fundir o motor. Por isso é ideal usar gasolina de qualidade e de uma marca de confiança. Dê preferência para a gasolina aditivada, pois ela, além de auxiliar na diminuição da carbonização, ajuda a manter os bicos injetores limpos.

 

05 – Faça a manutenção regular

A manutenção preventiva do carro é algo muito importante, pois não é nada agradável ter o seu carro parando no meio da estrada ou mesmo dando problemas durantes as curvas. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Scaringella Trânsito, cerca de 27% dos acidentes de transito são o resultado da falta de manutenção preventiva do carro. É importante fazer a checagem dos pneus, suspensão, motor, freios, dentre outros. Isso ajudará a prolongar a vida útil do motor do carro e também afetará no desempenho do veículo.

06 – Medida correta de óleo

Nunca coloque mais do que o nível indicado de óleo no motor do carro, pois o excesso pode acabar por causar danos ao motor podendo o mesmo falhar, pois o óleo irá sujar as velas e é possível que ocorra vazamentos no carro. Para mais informações leia o manual do usuário.

 

07 – Esquentar o carro antes de andar?

O famoso “esquentar o carro antes de sair”, era algo obrigatório para os veículos de antigamente, podendo até mesmo o motor não ligar caso o carro não fosse esquentado. Porém, tal prática, que era utilizada com os carros carburados, já não se faz mais necessária para os carros da atualidade, especialmente nos carros com injeção eletrônica.

Hoje esse procedimento é feito com o carro em movimento, mas é recomendado que não exagere com o carro logo na partida, assim o motor irá se ajustando aos poucos.

08 – Cuidado com os pneus!

Fazer o alinhamento e a calibração dos pneus ajuda a aumentar a vida útil do motor, pois, quando os pneus do carro estão desalinhados ou precisando de calibração isso faz com que seja aumentada a área de atrito dele com o chão, e isso requer maior potência do motor para o carro se movimentar. Já fizemos alguns artigos falando sobre pneus aqui no blog.

 

09 – Evite viagens curtas

O motor do carro precisa chegar numa temperatura ideal para funcionar bem, e quando você faz pequenos trajetos com ele (como ir comprar pão na padaria que fica a alguns poucos quilômetros da sua casa) esse objetivo não é alcançado, e é isso que prejudica a vida útil do motor do seu carro. O que ocorre é que a gasolina não é aquecida direito e o motor não consegue o desempenho que precisa.



Um comentário em “9 dicas para aumentar a vida útil do motor do carro

Deixe uma resposta